segunda, 13 de dezembro de 2021 - 08:39h
Mobilidade urbana: mais de 70% das vias de Laranjal do Jari já estão revitalizadas
Etapa atual dos serviços se concentra na conclusão da drenagem profunda da Tancredo Neves, a principal avenida da cidade.
Por: Claudio Morais
Foto: Jhon Martins
Após drenagem, avenida Tancredo Neves receberá pavimentação, sinalização e construção de calçadas e meio-fio.

Mais de 70% das vias do município de Laranjal do Jari já estão revitalizadas pelas obras do Plano de Mobilidade Urbana que, atualmente, está na segunda fase de operações no município. Uma das estratégias mais importantes desta etapa é a drenagem profunda da principal avenida da cidade, a Tancredo Neves, que se estende desde o início da cidade até a área portuária.

Após a drenagem, a Tancredo Neves também receberá os serviços de terraplenagem, asfaltamento, além de sinalização, calçadas e meio-fio.

O governador, Waldez Góes, avaliou o andamento dos serviços na última sexta-feira, 10. Ele destacou que este passo representa um importante avanço na mobilidade urbana do município.

“Mais de 27 quilômetros de vias receberam o trabalho de pavimentação e revitalização que são indispensáveis para alcançarmos os avanços que vemos hoje no município”, enfatizou Góes.

Mais mobilidade na cidade

Os investimentos no município da região Sul do estado ultrapassam R$ 11 milhões, recursos do Tesouro Estadual. Após a revitalização de vias por toda a cidade, o trabalho agora alcança moradores desde o bairro Cajari, próximo à região central, até o Loteamento Sarney, próximo à entrada da cidade.

“O sistema de drenagem profunda, que previne alagamentos e auxilia na durabilidade da pavimentação, está em conclusão. Restam somente 200 metros dos mais de 6 quilômetros que receberam as obras que antecedem o asfaltamento”, explicou o secretário de Transporte, Benedito Conceição.

O prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, celebrou o resultado, fruto da importante parceria do Governo do Estado com o Município.

“Laranjal do Jari foi transformada, está de cara nova, graças à cooperação constante entre prefeitura e Estado, em ações desde urbanização, saúde e outros investimentos que muito beneficiam a nossa população”, disse Serrão.

Plano de Mobilidade Urbana

O Plano de Mobilidade Urbana é um pacote de obras e serviços lançado pelo Governo do Estado em 2015, que já alcançou mais de 183 quilômetros de vias em todo o Amapá. Esses serviços totalizam o investimento de aproximadamente R$ 184 milhões.