terça, 30 de julho de 2019 - 19:14h
Viagens intermunicipais: fique por dentro das informações e embarque tranquilo
São 62 veículos disponíveis diariamente para viagens que atendem aos 16 municípios e mais de 80 destinos, entre comunidades e distritos.
Por: Joyce Batista
Foto: Maksuel Martins/Secom
Transporte intermunicipal do Amapá obedece às regras da Agência Nacional de Transportes Terrestres

Para auxiliar amapaenses e turistas na programação de viagens pelo interior do estado, a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) reuniu informações sobre os trechos intermunicipais, com horários, distâncias e valores.

Todos os dias, 62 veículos saem do Terminal Rodoviário de Macapá, que recebe ônibus vindos de todos os 16 municípios amapaenses, além de 80 destinos, entre comunidades e distritos ao longo de cada trajeto. Confira neste link (https://drive.google.com/open?id=1LuXxemRkTKPKLnw3gbPyFDnrZYacmzYY), informações sobre preços e horários das viagens disponíveis.

Para evitar transtornos, é importante certificar-se do horário de embarque no dia e hora marcados. Menores de 16 anos só podem viajar acompanhados dos pais ou responsáveis, ou com autorização da Justiça.

Para seguir viagem é necessário comprar as passagens nos postos de venda das empresas localizadas no terminal da capital ou dos municípios, e apresentar um documento oficial com foto, também necessário no momento da viagem.

Outro ponto importante é o limite de bagagem: cada passageiro tem direito a 5 quilos de bagagem de mão e 25 quilos no bagageiro, de forma gratuita. Caso o peso exceda esses limites, é aplicada uma taxa de R$ 0,50, por quilo excedente.

O transporte intermunicipal do Amapá obedece às regras estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A lista completa de direitos e deveres dos passageiros está disponível em www.antt.gov.br/passageiros/Direitos_e_Deveres_dos_Passageiros.html.

Conforto e segurança

A Setrap garante o conforto e a segurança dos passageiros através de fiscalizações diárias dos veículos que atendem a todas as linhas no transporte intermunicipal. Além disso, os agentes estão sempre nos locais de embarque e desembarque para assegurar uma boa viagem e atender às demandas da população.

O Terminal Rodoviário de Macapá também passa, desde setembro de 2018, por uma reforma estrutural e organizacional para melhor atender ao seu público. No momento, os blocos de venda onde dezenas de empreendedores atuam, estão sendo reformados. A expectativa é de que, até setembro de 2020, o espaço esteja totalmente revitalizado, com um investimento total de R$ 2,4 milhões.

A empresa responsável pela reforma do local já fechou o estacionamento e reduziu o espaço da pista de embarque e desembarque na entrada do terminal, com o objetivo de evitar a permanência de transporte clandestino. Além disso, toda a cobertura metálica e a claraboia (abertura no alto das edificações que permite a iluminação natural) foram substituídas.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SETRAP - Secretaria de Estado de Transporte
BR-210, Macapá - AP - (96) 9999-9999 - setrap@setrap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá